IPTU 2021 - Prefeitura dá desconto para contribuintes

Publicado em: 16/03/2021 10:34 | Fonte/Agência: PMSJBV

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), como o nome indica, é o imposto voltado a propriedades com ou sem construção no meio urbano. Ou seja, ele é cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, terrenos vazios, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades. O IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público. Sobre ele, é realizada a aplicação de alíquotas, descontos e acréscimos definidos pelos municípios. O IPTU é reajustado anualmente, considerando-se a valorização do imóvel e da região ou eventual mudança da legislação municipal. Há um limite para esse aumento, a depender de cada município.

No caso específico do Município de São José da Boa Vista, o IPTU 2021 está sendo cobrado com descontos que variam de 15 a 23,14%, dependendo da forma que o contribuinte deseja realizar o pagamanto. No que se refere aos prazos para pagamento a parcela única ou a primeira parcela tem vencimento no dia 20 de abril, conforme Decreto Municipal nº 373/2021 emitido pelo Chefe do Executivo.

Para emissão das guias de recolhimento, o contribuinte poderá utilizar o link a seguir e imprimir o seu carnê clique aqui.